segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Grace Hopper Celebration of Women in Computing 2008

Gostaria de compartilhar com vocês a experiência maravilhosa que tive na primeira semana de outubro participando do evento “Grace Hopper Celebration of Women in Computing”. Este evento voltado para mulheres na área de tecnologia é organizado pelo Instituto Anita Borg e um dos seus principais objetivos é prover um ambiente onde as mulheres possam fazer contatos que poderão resultar em cooperações, oportunidades de trabalho e, porque não, novas amizades.
O ambiente neste evento é incrível. Embora eu tenha ido sozinha, não me senti isolada em momento algum. Todas as participantes (1500 no total), sejam elas estudantes, professoras, ou mulheres com altos cargos em empresas de sucesso (como por exemplo, Google, Microsoft, Intel, Sun, Cisco, entre outras) são extremamente receptivas e abertas para compartilhar suas experiências.
Outro foco deste evento é o recrutamento. Diversas empresas montaram “stands” onde era possível obter informações sobre as oportunidades de trabalho e estágio, entregar o currículo em mãos para um recrutador e, claro, pegar vários “souvenirs”.
Além de sessões para apresentação de trabalhos técnicos, o evento oferece uma variedade de painéis e palestras sobre assuntos variados e de interesse para mulheres na área de tecnologia. Abaixo estão alguns exemplos:

Resume clinic: nesta seção as participantes tiveram a oportunidade de ter seu currículo avaliado por recrutadores das grandes empresas de computação. Como sou da área de redes de computadores, escolhi uma recrutadora da Cisco. Ela deu dicas incríveis para melhorar meu currículo e, além disso, agora já tenho um contato dentro de uma das maiores empresas na área de redes de computadores!

The Imposter panel: você já se sentiu uma impostora em algum momento da sua vida profissional ou acadêmica? Sentiu que não merecia estar onde está, que os outros são mais capazes que você, que um dia seus colegas, chefe ou orientador iria descobrir que você não é tão capaz quanto parece? Bom, eu já senti tudo isso e aparentemente não sou a única. Essa foi uma das seções mais concorridas (e divertidas) de todo o evento e foi ótimo ouvir de mulheres que são grandes líderes na empresa ou intituição em que trabalham, que ainda hoje elas se sentem impostoras em alguns momentos.

Transforming yourself into a technical leader: 5 mulheres líderes na Cisco, Intel, IBM, Google e Microsoft responderam questões como: quais as habilidades necessárias para se tornar uma líder, qual a diferença entre líder e gerente, como desenvolver sua influência e impacto dentro da organização.

What is a PhD good for? Thoughts from New(er) Grads: nesse painel com mulheres da Microsoft e de importantes universidades dos EUA discutiu-se sobre a escolha da carreira após ou doutorado em Ciência da Computação, a transição do meio acadêmico para a indústria ou para uma posição dentro da universidade, os desafios de seguir para um emprego voltado para pesquisa ou desenvolvimento.

Esse é um pequeno exemplo do que o evento oferece. O programa contava com 40 sessões diferentes por dia. Caso alguém tenha interesse em saber mais sobre o que foi discutido, inclua seu comentário ou inicie um novo post no fórum da nossa comunidade no Orkut. Você também pode acessar o blog do evento para saber o que aconteceu em cada uma das sessões.

Bom, além das sessões, o evento fornece café-da-manhã, almoço e jantar, e, nos dois últimos dias, festa com direito a DJ e muita animação. Vocês imaginam o que é 200 mulheres dançando Macarena? :-)

É claro que para nós brasileiras, parece ser difícil participar deste evento devido aos custos. Mas a boa notícia é que eles oferecem bolsas que cobrem todos os custos e, pelo que conversei com as organizadoras do evento, elas gostariam muito de aumentar a participação das brasileiras. Então, no próximo ano, espero que possamos montar um grupo para participar. Quem tiver interesse entre em contato comigo para que possamos nos organizar. Garanto que esse é um evento que vai ter um impacto enorme na sua vida, assim como teve na minha!

6 comentários:

Carmen disse...

Uau Ju... Adorei o tema, o texto, mas principalmente você... que versão é esta de Ju???? ADOREI :-)

Com certeza vou adorar participar deste evento, conte comigo em sua lista! A parte da fraude é simplesmente a minha cara...

mts bjs

Juliana disse...

Olá Carmen,
Obrigada pelo comentário!
Meu próximo post será sobre o que aprendi no "The Imposter Panel" :-)
Bjs.

Mara disse...

Juliana,
Gostei muito de te conhecer pessoalmente lá na Grace Hopper. Espero que possamos nos encontrar novamente no ano que vem.
No início do ano a gente pode trocar idéias em como conseguir mais fundos para mais brasileiras poderem participar (através de scholarships, trabalhando como Hopper, vendo se a universidade ajuda um pouco, e tentando conseguir financiamento de algumas empresas). Seria ótimo ver mais brasileiras participando dessa conferencia tão única!
Beijão!

Juliana disse...

Olá Mara,
também adorei te conhecer!
Com certeza, vamos manter contato para ano que vem levar um grupo de brasileiras para a Grace Hopper!
Bjs.

Unknown disse...

Oi Juliana, aqui é o Rafael (Mamão) da Unicamp :-)
Adorei o blog e as informações sobre o "Grace Hopper Celebration of Women in Computing".
Acredito que este tipo de evento deveria existir também no Brasil, para fortalecer cada dia mais o grupo da mulheres na área de Computação.

Um abração
Rafael(Mamão)

Juliana disse...

Olá Rafael,
fico feliz que tenha gostado do blog. Apesar do nome ser "Brazilian Women in Information Technology", os homens são muito bem vindos por aqui :-)