quinta-feira, 25 de março de 2010

Google Summer of Code 2010

Segunda-feira, 29 de março de 2010, inicia o período de inscrição para os alunos que desejam participar do Google Summer of Code (GSoC) 2010. Os estudantes selecionados trabalham em projetos de software livre sob a supervisão de um mentor e, ao final de 3 meses, recebem US$5.000,00 caso tenham finalizado o projeto com sucesso.
Para se inscrever, o aluno deve selecionar a organização mentora com a qual deseja trabalhar e se candidatar para um dos projetos sugeridos por ela ou, ainda, propor um novo projeto.
Ano passado fui mentora da organização "The ns-3 Network Simulator" e, ao final do GSoC, tive a chance de participar do encontro de mentores na matriz da Google em Mountain View. Um dos tópicos discutidos nesse encontro foi: como atrair mais mulheres para as próximas edições do GSoC? Deu para perceber que as organizações mentoras tem grande interesse em ter mais mulheres participando dos seus projetos, pois entendem a importância de se ter equipes de trabalho mistas.
Nas últimas edições, o Brasil foi um dos países com o maior número de alunos selecionados. Vamos manter essa estatística e também contribuir para o aumento no número de mulheres esse ano!

Nenhum comentário: