quinta-feira, 10 de maio de 2012

O que acontecerá se o software dominar o mundo e todos os programadores forem meninos?

Lá se vão quase dois anos sem postar no blog, já era hora de voltar :-) Muita coisa aconteceu neste período: voltei a morar no Brasil, passei pelo difícil momento de deixar o filho na creche para voltar ao trabalho, fiz pós-doutorado, ingressei no Instituto de Computação da Unicamp como professora e, em breve, terei meu segundo filho...

Bom, mas esse blog não foi criado para falar de mim e sim discutir "Mulheres na Tecnologia da Informação" (ou a falta delas...) e, sobre esse assunto, acabo de ler um artigo bastante interessante. O texto destaca alguns pontos levantados por Ben Horowitz, um investidor de capital de risco, em uma palestra sobre a importância das mulheres na tecnologia. Vale a pena ler o artigo e assistir o vídeo. Abaixo coloco uma livre-tradução de algumas de suas falas: 

"Se você educa uma menina, em média, você educa cinco pessoas. Em média, cinco pessoas são educadas porque, se você educa uma menina, ela educará pelo menos quatro outras pessoas durante o curso de sua vida. Isso é apenas estatística."

"Você lembra da Borders (uma famosa livraria dos EUA)? A Amazon a comeu. Existia propaganda direta, foi comida pelo Google. Existiam filmes desenhados a mão, a Pixar os comeu e a Disney teve que comprar a Pixar para continuar no mercado. Alguns de vocês lembram da Kodak. Existia também uma empresa chamada Fotomat. A fotografia digital e o Facebook comeram a Fotomat, a comeram no almoço e ninguém percebeu.

"O que acontecerá se o software comer o mundo e todos os programadores forem meninos?"

Essas são apenas algumas sementinhas para nos fazer refletir sobre a importância da participação da mulher no desenvolvimento de novas tecnologias, em especial, as novas tecnologias da informação. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, alguma messes visito o seu blog para ver se você atualizava.
Será que tem como você me mandar um e-mail, para conversarmos.
Sou acadêmica de TSI, e estou começando um trabalho em uma disciplina e quero falar sobre as mulheres na computação. E nada melhor uma que já tenha conhecimento no área.

Obrigada Carolina
e-mail: caroll-m@hotmail.com

Blog da Prof.Jey disse...

Adorei o blog!! Ser´minha leitura diária heheh.
Sou a Jey, Professora de tecnologia em um curso técnico, Técnologa em rede de computadores e cursando uma nova graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas.
Abraços!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, Seu blog é tudo de bom e mais um pouco.
Sou estudante do curso de Sistemas de Informação e é inacreditável o baixo número de mulheres na área de TICs.
Na verdade se olharmos para as Engenharias percebemos que os
homens são maioria. Enquanto, que cursos como pedagogia e biblioteconomia, por exemplo, as mulheres dominam. Por que??? É o que pretendo escrever, estou lendo material para um futuro artigo... Vou torcer para que você continue com o blog.

Aceito sugestões de leitura... se puder ajudar.

um abraço
Débora
debfre@hotmail.com