terça-feira, 31 de março de 2009

Como gerenciar sua carreira no atual clima econômico

Como resultado da crise econômica, muitas pessoas têm perdido o emprego e muitas outras estão buscando formas de se manter empregadas. Com o objetivo de auxiliar tanto as mulheres que estão desempregadas como aquelas que querem encontrar a melhor maneira de se manter na empresa, o Instituto Anita Borg organizou o evento "Savvy Geek Chix: Weathering the Economic Storm". O envento foi dividido em duas partes. Na primeira parte, o resume das participantes foi avaliado por recrutadoras de empresas de computação importantes no Vale do Silício, que deram dicas de como melhorá-lo. Na segunda parte, houve um painel onde discutiu-se: estratégias para manter seu emprego, como utilizar sua rede de relacionamentos para conseguir um emprego, o que fazer quando sabe que será demitida, o que fazer e o que não fazer quando se é demitida. Abaixo está um resumo das principais perguntas e respostas discutidas no painel.

Como manter seu emprego?
- Tenha visibilidade dentro da empresa: voluntarie-se para trabalhar nos projetos de maior visibilidade e que tem importância estratégica para a empresa, mostre seu valor dentro do projeto em que atua evidenciando suas contribuições.
- Crie e mantenha uma rede de relacionamentos: relacione-se não só com as pessoas que trabalham diretamente com você, mas também com pessoas de outros grupos e, em especial, gerentes e pessoas com cargos importantes na empresa. Para aumentar sua rede, participe dos eventos e trabalhos voluntários promovidos pela empresa e de grupos sociais (esportes, arte, etc.) organizados pelos funcionários.
- Mantenha-se informado sobre os negócios da empresa: entenda o mercado onde a empresa atua, quais os seus objetivos e como você pode ajudá-la à alcançá-los.
- Aprenda a tomar iniciativas: descubra o que precisa ser feito e como resolver, pratique sua liderança.
- Publique: seja artigos científicos, técnicos ou outros documentos, crie seu legado dentro da empresa.

O que fazer quando você sabe que será demitido?
- Aproveite o tempo que resta para fortalecer a sua rede de relacionamentos na empresa.
- Pense no que vai dizer para o seu gerente quando ele lhe der a notícia, em quais perguntas ele pode fazer e quais você deve fazer.
- Peça recomendações para as pessoas com quem trabalhou (no Linked in, por exemplo) e escreva recomendações para os seus colegas.

Quais devem ser os primeiros passos depois de uma demissão?
- Mantenha o profissionalismo: não saia dizendo mal da empresa ou do seu gerente, veja a decisão como algo que faz parte do negócio e não como algo pessoal. Pergunte para o seu gerente quais são suas últimas responsabilidades e para seus colegas se precisam de alguma coisa antes que você deixe a empresa.
- Use suas conexões: descubra em sua rede de relacionamentos as pessoas que podem lhe conectar com outras pessoas que estejam contratando.
- Desconecte-se da empresa: não se mostre depressivo, não sugira que a empresa fez a escolha errada, veja a situação como uma oportunidade de mudança.

Com buscar um emprego em uma área nova, especialmente quando você trabalha em algo super especializado?
- Tente entender suas habilidades (e seu conhecimento) e encontre uma forma de generalizá-las no seu currículo.
- Descubra quais empregos/áreas estão em alta (por ex., energia verde) e veja se com seu conhecimento você consegue se encaixar em um deles.
- Marque reuniões informativas de 20 minutos com pessoas que tem uma ampla rede de relacionamentos e que podem lhe dar dicas de onde ou com quem buscar uma vaga.
- Verifique quais assuntos estão sendo discutidos em conferências organizadas por empresas, pois eles provavelmente indicam os problemas sendo investigados, e veja se você tem conhecimento para contribuir.

2 comentários:

Andre disse...

Excelente texto. Inclusive vai além da audiencia de Mulheres em TI. O que tu escreveu sobre visibilidade e negócios da empresa, caem como uma luva pra mim. Na minha review em janeiro, foram esses os tópicos que meus gerente ressaltou: Apesar de eu estar cumprindo com todas as minhas responsabilidades, meus projetos sempre ficavam a um ou dois passos para chegarem em nossos clientes, i.e, me faltava iniciativa para levá-los até o fim, por que eu não tinha um entendimento da big picture, dos negócios da empresa. Isso vale dobrado se a empresa em questão é uma start-up.

Juliana disse...

Olá André, que bom que você gostou do texto! Realmente, embora o público alvo do evento fosse as mulheres, as dicas valem para todos.